Com mais de 55 lojas e cerca de 700 colaboradores nos estados do Rio de Janeiro e Paraná, o Motocar comemora 45 anos de atuação e se consolida como a segunda maior rede Honda do Brasil. O grupo, que comercializa mais de 1200 motos por mês, celebra o aniversário com uma conquista muito significativa. A incorporação da Blokton, rede paranaense com 28 anos de sucesso no mercado, amplia sua presença e protagonismo nacional no setor de duas rodas.

A expansão representa a união de dois legados familiares que compartilham valores como ética, excelência e cuidado com as pessoas. É também um passo estratégico que reafirma a força da Motocar em crescer com solidez, com mesma a essência que a acompanha desde 1981. “O papel dos colaboradores é absolutamente essencial nessa história. São pessoas que, todos os dias, vivem e multiplicam os valores da Motocar”, explica Thais Sousa, coordenadora de CRM e integrante da nova geração à frente do grupo.

Um grupo que nasceu com propósito e visão de futuro

Fundada no bairro Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro, a Motocar passou a ser referência, com uma conquista de espaço contínua, a partir da visão empreendedora dos irmãos Paulo Godinho e Antonio Marcos Sousa, que assumiram o grupo em 1997. “A aquisição do grupo por esses gestores marcou uma virada. Eles trouxeram uma visão estratégica que transformou a Motocar em um dos principais grupos Honda do Brasil”, conta Thais Sousa.

Entre os destaques da história do grupo estão a criação da loja Dream Conceito e o Centro de Treinamento próprio. “Essas ações mostram que, para nós, inovação sempre tem propósito. A Dream Conceito é um exemplo de como pensamos na experiência do cliente de forma completa, do ambiente ao atendimento. Já o Centro de Treinamento representa nosso compromisso com a capacitação dos nossos times. São iniciativas que traduzem valores muito fortes na empresa: excelência, valorização das pessoas e visão de longo prazo”, compartilha Thais.

Cultura forte e pessoas no centro

Com uma equipe diversa e engajada, a Motocar se orgulha por manter uma cultura de proximidade e escuta ativa. Thaís comenta que há muitas histórias inspiradoras de pessoas que estão há décadas no grupo. “São profissionais que vestem a camisa da Motocar, que não se acomodam e estão sempre buscando formas de melhorar os processos, tanto internos quanto externos, para que a experiência seja melhor para os colegas e para os nossos clientes”, explica. Ela acrescenta que mesmo com o tamanho que foi alcançado, a empresa conseguiu manter uma cultura em que todos são ouvidos, têm espaço para propor melhorias e realmente fazem parte das decisões.

Ela também destaca o momento especial vivido por sua geração na empresa: “Hoje atuo ao lado do Yuri Marcondes, diretor comercial, e da Lívia Barbosa, na coordenação financeira. Representamos a nova geração, unida pela missão de preservar o legado e preparar a Motocar para o futuro”.

Expansão estratégica: integração com a Blokton

A aquisição da Blokton marca o início de um novo capítulo na Motocar, que amplia sua capilaridade para o Sul do Brasil. Para Adriana Amorim, gerente de Marketing da Motocar, comunicar essa união foi um desafio estratégico e simbólico.

Foi um momento de grande responsabilidade e entusiasmo. Unimos a tradição da Motocar com a força da Blokton, criando uma nova etapa que reforça crescimento, continuidade e novas oportunidades. Lançamos inclusive a campanha Blokton Motocar – Acelera com você, conduzida até dezembro de 2025”, explica.

O processo de integração no Paraná foca em comunicação clara, atenção aos talentos locais e escuta ativa. A empresa também implementou ações como o boletim interno, campanhas de vendas e reformulação de processos. “Queremos que cada colaborador se reconheça nesse movimento. O time do Paraná está comprometido, animado com as possibilidades e preparado para crescer junto do grupo”, conta Adriana.

A gerente de marketing comenta ainda sobre a expectativa de crescimento, uma vez que a empresa está em plena expansão, com a aquisição de novas concessionárias, abertura de mais lojas e reforma dos atuais pontos de vendas, além da abertura da área de vendas on-line no Paraná. “Tudo isso contribui ainda mais para os próximos capítulos dessa história de sucesso”, reforça.

45 anos realizando sonhos

Para celebrar os 45 anos, foram realizadas ações comemorativas em todas as lojas do grupo, com distribuição de camisetas personalizadas e uma carta especial da diretoria.

É um momento de muita emoção e também de muito orgulho. Ver a empresa que meu pai e meu tio ajudaram a construir chegar tão longe me inspira todos os dias. Queremos continuar sendo referência em excelência, sem perder a proximidade e o cuidado que sempre fizeram parte da nossa história”, finaliza Thais.